Autonomia Criativa • Jane Bernardelli

Galeria

Expressão

O objetivo do desafio “Expressão” é conectar os participantes com suas memórias e sentimentos mais profundos, incentivando o estudo, a experimentação e a autonomia criativa para desenvolver obras com harmonia e expressão artística.

Desafio realizado no período de Julho à Agosto de 2025.

Adélia Domingues

Acrílico sobre tela, 35x40

O sentimento é de aconchego, final do dia, chegando em casa com o sol de pondo e uma luz acesa te esperando.

Adozinda Conde

Acrílico sobre tela, 30x40

Essa paisagem me transmite tranquilidade, beleza e força. É tudo que eu preciso nessa altura da vida.

Ana Ceccopieri

Acrílico sobre papel, 30x64

A pintura, por ser abstrata, a forma foi sendo criada na hora. Utilizei a tinta acrílica concentrada e aguada. Pincel para a aplicação das tintas e espátula para fazer os riscos pretos. O cinza aplicado ocorreu de um erro: coloquei pontos de tintas utilizados na pintura e apliquei o álcool para espalhar, ocorre que o álcool não diluiu a tinta e tive que pintar com o Gris de Payne por cima para esconder os pingos das tintas. Como ficou pesado, coloquei o branco por cima onde deu a tonalidade cinza.

Antonieta Silva

Acrílico sobre tela, 50x74

Esta tela representa uma trajetória da minha vida pessoal. Esta pintura expressa saudade, tristeza, alegrias, a minha força interior por cada desafio que enfrentei nestes 71 anos de vida e gratidão pela caminhada. De momentos de sombra que se elevam para momentos de luz.

Beth Honório

Acrílico sobre tela, 60x24

Neste tela eu quis expressar calmaria, o encontro do meu eu!

Cecília Goes

Acrílico sobre tela, 70x50

Quero passar através dele uma serenidade possível enquanto eu pinto com harmonia e também alegria. A escolha dessa ideia é que achei parecida com um pedacinho da cidade onde moro com um rio na orla da avenida.

Célia Fernandes

Óleo sobre tela, 30x25

O mundo como o vejo: pessoas que com o seu egoísmo, mentira, oportunismo, ganância vai matando todo o nosso planeta e com ele a vida (no lado esquerdo a vida está simboliza da pelas árvores e borboletas). No lado direito, temos o planeta que todos desejamos e que pessoas sensíveis, serenas, empáticas, respeitadoras, com valores e moral tentam manter a todo o custo. Como disse, foi a primeira imagem que me surgiu e, embora muito ambiciosa pois não tenho referências, fui-me escudando na plataforma da professora, visualizando, várias vezes, os mesmos vídeos sobre paisagem. Acrescentar apenas que o vulcão, canto superior esquerdo, simboliza o mal é a luz, no canto superior direito, simboliza o bem.

Cleonice Figueiredo

Óleo sobre tela, 32x42

Esta paisagem me traz recordações do meu pai já falecido. Nós tínhamos uma chácara e o caminho desta pintura é muito parecido, eu me vejo neste caminho voltando ao passado.

Cristina Massarani

Óleo sobre tela, 60x40

Usei como base uma foto minha com meu esposo numa viagem de férias com os filhos adolescentes. Foi bem significativo este passeio. Ficou bem diferente da foto, mas representa este momento da nossa vida. 🌻

Cymodocea Oliveira

Óleo sobre tela, 33x41

Tranquilidade - onde você pode estar sem medo de nada, ler, pintar, meditar, enfim... ficar em confiança.

Dalva Schroeder

Óleo sobre tela, 30x40

Minha consciência dita a minha voz para externar a alegria de " pintar óleo sobre tela". A flor que mais me atrai é a " rosa", que tem em suas delicadas pétalas, graciosas, todas unidas, suavemente, formando a beleza de sua forma. Elas fazem voltar a mim e lembrar o quanto a " arte" inebria meu "ser humano".

Edina Evencio

Óleo sobre tela, 50x70

Esperança de mundo melhor, sem maus tratos aos animais que não fiquem acorrentados e nem usados em experiências e também estão em extinção, me sinto realizada através deste desafio poder ajudar os animais com exemplo de Noé colocando cada espécie um casal na Arca.

Elaine Greggio

Acrílico sobre tela, 50x70

Paz, serenidade e contemplação nesse por do sol no rio.

Emília Freire

Óleo sobre tela, 30x40

Com a minha pintura quis expressar uma visão de modernidade, quebrar a monotonia com cores fortes e mostrar uma nova perspectiva da minha pintura.

Ester Benetti

Óleo sobre tela, 70x110

Amo a natureza! Amo flores! Fiz essa tela há 25 anos. E agora um sobrinho viu no meu Instagram, apaixonou e fiz uma segunda edição! Após um longo período sem pintar, ao assistir as aula da professora Jane, voltei a pintar e percebi que consigo!

Graciela Scandurra

Acrílico sobre tela, 31x48

A Natureza me penetra, a terra, o mar, o céu, tudo é parte de mim. Busco no passado para achar o futuro e me encontrar com o presente.

Iracy Collo

Óleo sobre tela, 30x40

Poder. Força. Coragem. Impetuoso.

Jacinta Andrade

Óleo sobre tela, 30x40

Este lugar se chama "Lagoa do Fogo" é visto do cimo de uma montanha. É a cratera de um vulcão na Ilha de São Miguel Açores, onde eu vivo.E um lugar que me transmite paz, serenidade.

Jacqueline Comin

Acrílico sobre tela, 50x70

A dança na minha vida: Se pensarmos em uma bailarina, a imagem pode ser interpretada como o movimento expansivo e fluido de sua saia rodopiando, capturando a leveza, a energia e a graça de um giro no palco.

Julia Parente

Óleo sobre tela, 70x90

Esse quadro representa a minha lembrança da natureza e dos pássaros da fazenda que tive que vender no Brasil. Lá tínhamos muitas araras, tucanos, periquitos, papagaio e pássaros de todas as espécies. Se sentiam protegidos ali dentro da fazenda, onde ninguém os aprisionavam.

Liduina Rodrigues

Óleo sobre tela, 50x40

Esta pintura representa o que há de mais importante para mim: minha família, meu esposo e meu filho. Ela também representa a nossa pátria, as nossas raízes. É uma obra que significa muito para a nossa família, que guarda um pedaço da nossa história.

Lourdes Silva

Acrílico sobre tela, 40x60

PAZ: no mundo de tantas guerras e com tanta falta de amor pelo ser humano, encontro serenidade, aqui neste pôr-do-sol, na minha praia Baleal.

Lucia Alves

Óleo sobre tela, 30x30

A escolha do lírio me remete a um santo muito especial, São José, pois embora o lírio de seu cajado seja branco, que representa a pureza, o da referência transmite alegria, a mesma que ele teve pelo nascimento de Jesus seu filho de coração. A minha obra com cores vibrantes é de agradecimento por todas as bênçãos recebidas por sua intercessão.

Lucia Abreu

Acrílico sobre tela, 60x80

Momentos vividos durante a vida com a família, amigos e respectivo crescimento pessoal e profissional. Permeando tudo isso, as seguintes emoções: proteção, inocência, ilusão, coragem, transparência, perdas, alegria, otimismo, esperança, fé, decisão, decepção, espiritualidade, confiança, segurança, gratidão, desafios, aprendizagem, mistério. Emoções e situações que influenciam umas as outras durante o caminhar da vida. Além do mais, o círculo é considerado como sinal de união e sinônimo de movimento, expansão e tempo.

Lucia Neto

Óleo sobre tela, 30x40

O que quis expressar nesta pintura, foi a resiliência, a teimosia de continuar a existir, mesmo decrepita, não quer abdicar da sua função: que é deixar passar a luz.

Lucia Pacheco

Óleo sobre tela, 50x60

O tema principal de todas as minhas autorias centra-se acerca da "Vida". "Vida" na sua plenitude, especificidade, alegrias, tristezas, saúde, bem estar, família, um aglomerado de sentimentos bons e maus, felicidade, amores e desamores durante o percurso da minha existência. Neste painel quis retratar o valor do meu sentimento da etapa da minha vida, numa paleta de multicolores de sentimentos diversos ao longo da minha vida, consciente do passado, presente e possível futuro. Emoção - O degradê matizado da "Vida", nos encanta e nos dá Liberdade para encontrar a felicidade e renascer. Como diz Séneca: "Apressa-te a viver bem e pensar que cada dia é, por si só, uma vida".

Manuela Godinho

Acrílico sobre tela, 50x60

"Viver apaixonado é viver entre o céu e a terra". Quem está apaixonado sente sempre o aroma da Primavera e a leveza de um ar puro! Nada incomoda!!

Manuela Saiago

Óleo sobre tela, 50x70

SAUDADE - Cascata da Huíla, a 20 Km do Lubango, capital do distrito da Huíla, em Angola, cidade Natal onde os meus avós se instalaram no princípio do Sec XX. Aí nasceram quase todos os filhos (10) e muitas vezes a visitei. Neste lugar fizemos picnics aos domingos, onde as minhas tias me levavam e a primos meus. Este sítio está a quase 2000m de altitude.

Marcos Zandona

Acrílico sobre tela, 60x80

RESGATE

Em águas profundas por vezes solitária, cedo encontrou sua vocação.  Navegador de mentes e mistérios, fez da ciência sua embarcação.

Sob a lente da luz do saber, como que farol costeiro a guiar a precisão se deu seu bisturi. Sentimento certo do caminho a percorrer. Extraí de cada procedimento: a arte, o amor e o desejo de servir.

Verde pano, envolto em tantas jornadas, guarda um ser simples, preciso, iluminado. Como quem refaz a anatomia do tempo e transforma em novo, o passado.

Por suas mãos, hoje: liberta mais um corpo trêmulo. Dá tônus à face de fala pausada, leveza aos músculos rígidos, corrigindo o andar que cambaleava.

Graças ao dom que em ti habita. És farol, és ponte, és bússola viva. És cura onde a dor já não grita mais, pois respira a certeza de um novo amanhã.

Gratidão eterna, doutor, por tua entrega, por cada gesto, por resgatar e fazer o impossível um caminho que nos leva de novo a ser feliz, a caminhar.

Maria Conceição

Óleo sobre tela, 30x40

As tulipas representam para mim, força com delicadeza. Espero ter conseguido transmitir essa sensação.

Maria do Rosário

Óleo sobre tela, 70x40

História de vida de quatro gerações.

Maria Elza

Liberdade

Mariana Pires

Acrílico sobre tela, 40x60

Desalento, melancolia, tristeza. Não fiz esboço, nem estudo de cores para esta pintura... Quando dei por mim, tinha a base pintada. O que expressa este quadro? Bem... as impressões não são iguais para todos, mas o que me veio à mente, quando fotografei esta senhora a andar na praia... numa longa maré vazante que se estendia até perder de vista, com neblina ao fundo... foi o desalento, a melancolia. A forma como caminhava, com os ombros curvados, vestido pendão, como se a roupa não lhe interessasse. O contraste com a paisagem e com os banhistas era tal...que julguei que carregasse um grande peso em cima dos ombros.

Marilis Marques

Acrílico sobre tela, 60x70

Calma, tudo vai passar e tudo vai ficar bem... Calma, já está mais calmo, a vitória vai chegar. Deus é contigo.

Marisa Graziosi

Óleo sobre tela, 50x70

Nesta tela, sendo uma pequena homenagem à "Madonna dell'Angelo", na cidade de Caorle - Italia, cidade está que me deu tantas emoções, oportunidades de me reencontrar com Deus, com minha fé. A pequena igreja, que atravessou séculos, enchentes, e a 2ª Guerra, está na praia do "Levante", ou seja, o nascer do sol - uma explosão de cores.

Maslova Bier

Óleo sobre tela, 50x70

Lembranças da primeira vez que fui na praia… releitura do artista Tom Veiga.

Nina Corrêa

Óleo sobre tela, 30x40

Expressa a simplicidade da vida, o encanto da natureza, a volta a minha infância, expressando a paz, principalmente a simplicidade

Odete Santana

Óleo sobre tela, 50x60

Chorava muito, após o falecimento da minha mãe. Sonhei com ela me chamando para conhecer a sua nova casa. Então me deparei com um campo muito iluminado, com muitas flores, e um caminho que percorremos...este sonho está gravado na minha memória há 38 anos. Agora pude levar toda a minha emoção através da pintura para esta tela.

Renazia Rocha

Acrílico sobre tela, 30x20

A beleza da natureza me incentivou pintar por trazer sentimentos de muita alegria e de belas lembranças com a presença da família.

Rosalba Soares

Óleo sobre tela, 40x60

Beleza e simplicidade.

Sandra Melo

Óleo sobre tela, 50x70

Retratei em tela a foto que tirei dessa cidadezinha de interior, Conceição do Pará, por ser muito especial pra mim, ponto de encontro da família, um lugar onde nos encontramos para descansar, conversar e curtir. Um lugar simples mas de natureza deslumbrante.

Vera Aquino

Óleo sobre tela, 30x40

Quero expressar com esta paisagem um profundo sentimento de paz , tranquilidade, serenidade... A natureza calma e serena segue o curso da água e o verde que encanta e tranquiliza.

Vera Ribeiro

Acrílico sobre tela, 30x40

Resolvi pintar um por do sol. Porque, mudei de Porto Alegre para a cidade de Canoas. E sinto muita saudades de olhar o pôr do sol do Guaiba em Porto Alegre, então para compensar a falta que me faz ver aquele pôr do sol.

Deixe seu comentário, sua participação é importante pra todos nós!

Galerias anteriores